Viver com Jesus é mais fácil…


Todo aquele que já entregou sua vida a Jesus sabe: irei viver com Jesus na eternidade. Quando Jesus voltar. Mas e agora, aqui neste mundo? Jesus facilita alguma coisa? Diz a palavra de Deus que sim:
Mateus 18
29) E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus,
30) Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.
Ou seja, a promessa de Deus é clara. Aos Seus filhos (de Deus) Ele dará muito mais, ainda neste mundo.
Mas o que exatamente significa isto? Ganharemos carros de luxo, casas com dezoito quartos e dez banheiros, muito dinheiro? Arrrammm… não. Se você está na categoria de “crentes” que dizem que se deve pedir a Deus coisas, até mesmo incluindo detalhes, como o modelo e cor do carrão, volte lá para o pré-primário do evangelho e aprenda tudo de novo. Isso é conversa fiada de alguém que está por aí querendo enganar os outros. Os falsos profetas e outros mentirosos.
Deixe-me contar uma história.
Quando eu era garoto, uns oito anos, família pobre, queria muito que meu pai comprasse uma televisão. Aquilo que é tão comum hoje dia, naquela época era um luxo quase impagável. E a tal da televisão nunca que aparecia. Eu nem sequer ousava pedir ao meu pai. Era assunto simplesmente descartado.
Um dia, estava brincando com uns amigos no quintal de casa e – é estranho como a gente lembra de certas coisas – conversamos sobre isto. Um deles, não sei se por acreditar mesmo ou se por diversão, sugeriu que pedíssemos com muita força de pensamento, ali, sentados na varanda, que aparecesse um televisão na sala de minha casa. Assim fizemos, aguardando um certo tempo para que o desejo desse certo.
Decorrido o tempo, fomos todos à sala da casa. Evidentemente não havia televisão nenhuma. Nos serviu de lição. Aquilo não funcionava. Somente nos filmes. Os quais eu não podia sequer assistir, porque não tinha TV, pombas.
Qualquer adulto que leia ou ouça esta história, provavelmente irá comentar: ingenuidade de criança. E era mesmo. Mas não no sentido que muitos pensam. A ingenuidade aí estava em realmente não saber a quem pedir, como pedir, quando pedir e o que pedir.
Porque uma coisa deve ser esclarecida. Se Deus quisesse colocar uma televisão exatamente no local em que eu imaginava que estaria, teria colocado. E porque não o fez?
Em primeiro lugar, Deus não o faria desta maneira. Simplesmente fazer a TV aparecer, como num passe de mágica. Sabe porquê? Pense bem… quem iria ser endeusado e idolatrado numa situação destas. É claro… meus colegas e eu. Seríamos chamados garotos-prodígio, magos e por aí afora.
Em segundo lugar, porque naquele caso específico, havia muitas outras necessidades a serem supridas para minha família. Coisas mais importantes do que uma televisão.
Em terceiro lugar, nós nem pedimos a Deus. Simplesmente pedimos. Como aqueles que fazem pedidos com uma moeda na fonte. Ou às estrêlas. Pobres estrêlas…
Bem, tudo isso foi simplesmente para explicar um pouco o que acontece com muitas pessoas. Agem como eu agi nesta história. Pensam que viver com Jesus é só pedir. Jesus que se vire para realizar os pedidos. Pedem carros, casas, dinheiro, poder. E eu sei porque.
É porque as pessoas que não compreendem a palavra de Deus, acham que não precisam pedir coisas pequenas. As coisas pequenas você garante por si mesmo, não é verdade? Eis a novidade: não é verdade. Nem você nem eu garantimos nada. Dependemos da vontade de Deus. E temos que pedir sim. Em primeiro lugar, pedir perdão por nossos pecados. Em segundo lugar, pedir sabedoria, para pelo menos saber o que pedir. Faz sentido, não faz?
Viver com Jesus é muito mais do que pedir. Aliás, é mais entregar. O que nos leva a outro assunto muito mal compreendido.
Entregar a vida a Jesus não é simplesmente largar as coisas na mão d’Ele. Mas muitos fazem isto. “Ahhh… Jesus toma conta…” – dizem. Não é bem assim. Jesus faz acontecer coisas em nossas vidas. Desde que façamos as coisas de acôrdo com a palavra de Deus.
Há pouco tempo alguém rebateu esta minha afirmação. Disse que Deus fazia coisas em nossas vidas sem que fizéssemos nada. É verdade. Deus faz o que quiser, sem dúvida. Mas quando digo que temos que fazer a nossa parte, refiro-me às coisas que pedimos. Tem gente que pede um emprêgo e não vai à luta, procurar o trabalho. Ora, assim seria muito fácil. Você fica lá no sofá, refestelado, vendo o domingão sabe-se-lá-de-quem, enquanto Deus compra o jornal, recorta o anúncio, prepara o currículo, coloca no envelope, despacha, atende ao telefonema, vai à entrevista. Que tal se Deus também batesse o ponto e fizesse o trabalho por você?
E mesmo as coisas que Deus faz sim, em nossas vidas, sem que façamos nada, dependem da nossa conduta. Do que andamos fazendo. Ou seja, de qualquer maneira você deve fazer algo. Dificilmente Deus chama alguém que esteja ocioso. Ele chama quem trabalha.
Afinal, viver com Jesus é mais fácil ou não?
Sabe porque é muito mais fácil viver com Jesus? Porque apesar de precisar fazer as coisas, trabalhar, lutar, você sabe de duas coisas: um dia irá morar com Jesus na eternidade o que, por si só já é recompensa bastante.
A segunda coisa, é que você sabe que pode caminhar despreocupado (mas atento…), porque alguém infinitamente mais poderoso que você está no controle. Você pode ter dúvidas (e você tem, eu sei…) e continuar caminhando. Você pode até mesmo errar, porque Jesus te coloca de volta no caminho certo. E você não precisa mais viver com mêdo. Medo do futuro, do passado, do presente. Já reparou que tem gente que tem medo de tudo? Quando o pai fala “pode vir”, a criança vai, confiante, não é mesmo? Assim Jesus faz para com você. Faz com que você caminhe por esta vida confiante, com Ele ao teu lado.
Outro aspecto de viver com Jesus, é a presença d’Ele. Jesus não está só lá no altar da igreja. Aliás, lembre-se disso na próxima vez em que for à igreja. Não fique olhando para o altar se espera “ver” Jesus. Ele estará sentado ao seu lado.

1 comment

Dallyne Andrade | 11 de março de 2011 às 11:12

oi ... tow te seguindo, viu!
segue tbm!?
nossos Blogs serão bençãos nas vidas d muitas pessoas! amém!?
http://teconhecerei.blogspot.com/

Postar um comentário